Aprenda automação de marketing com este guia rápido de automação de marketing

Quando se trata de administrar um negócio, há uma lista interminável de coisas a fazer. Mesmo apenas o marketing de sua empresa vem com uma lista aparentemente infinita de tarefas para marcar. A chave, porém, é trabalhar de forma mais inteligente do que mais difícil.

Com a automação de marketing, você pode usar tecnologia inteligente para economizar tempo e melhorar seus resultados. Mas como a automação de marketing funciona e sua empresa pode realmente usá-la? Sim!

Descubra como em nosso guia de automação de marketing.

Definição de automação de marketing: O que é automação de marketing?

A automação de marketing é o uso da tecnologia para realizar tarefas de marketing sem entrada manual. O software de automação de marketing pode concluir automaticamente o trabalho repetitivo associado a e-mail , mídia social , publicidade e outros tipos de marketing digital .

Por que usar a automação de marketing?

Antes de mergulhar ainda mais neste guia de automação de marketing, convém saber por que você deve usar a automação de marketing. Aqui estão alguns dos muitos benefícios que ela pode proporcionar:

Poupa tempo

Um dos benefícios mais significativos da automação de marketing é o fato de que ela pode economizar muito tempo. À medida que sua empresa cresce e seus esforços de marketing se expandem, fica mais difícil fazer tudo manualmente. Quanto mais tempo você gasta atualmente fazendo tarefas repetitivas relacionadas ao marketing, mais valor potencial você pode obter do marketing automatizado .

Libera sua equipe

O software de automação de marketing pode cuidar de tarefas repetitivas, como compilar dados e enviar e-mails. Ele também permite que você agende as coisas com antecedência, como  postar nas mídias sociais . Com ferramentas de automação, você pode agendar várias postagens em vez de fazer login em suas contas sociais sempre que quiser postar.

Quando a automação libera sua equipe de realizar tarefas repetitivas manualmente, eles têm mais tempo para se concentrar em projetos de alto valor que exigem pensamento crítico e contribuição humana.

Melhora a experiência do usuário

Uma estratégia de automação de marketing pode ajudá-lo a coletar, organizar e analisar dados sobre seu público, o que ajuda a entender melhor seus interesses, necessidades e preferências. Quando você conhece seu público, tem uma ideia melhor de como melhorar a experiência dele . Você pode até personalizar seu marketing de conteúdo para grupos de usuários ou usuários individuais com a ajuda da automação de marketing.

Ajuda você a coletar e gerenciar dados

As ferramentas de automação também podem ajudá-lo a coletar, organizar e analisar seus dados de marketing . Com as ferramentas certas, você pode coletar mais dados do que faria de outra forma, armazená-los em um só lugar e obter informações valiosas a partir deles. Os dados e insights que você pode obter da automação de marketing são úteis para várias coisas, desde personalizar o conteúdo até avaliar o desempenho da campanha e determinar qual de seus produtos é mais popular entre vários públicos.

Ajuda você a medir, analisar e otimizar o desempenho de marketing

A automação de marketing também pode ajudá-lo a coletar dados sobre o desempenho de suas campanhas de marketing. Você pode usar esses dados para avaliar a eficácia de suas campanhas e determinar como pode melhorá-las. À medida que coleta dados de desempenho da campanha ao longo do tempo, você pode refinar gradualmente suas estratégias e aumentar a eficácia de suas campanhas.

Ajuda você a descobrir tendências de marketing

A análise de dados de marketing também pode ajudá-lo a descobrir tendências – em seu próprio marketing, em seu setor e no mundo do marketing mais amplo – que você pode usar para melhorar suas estratégias. 

Ajuda você a rastrear e aprender sobre leads

As ferramentas de automação de marketing também podem ajudá-lo a rastrear leads e aprender mais sobre eles, o que permite que as equipes de marketing passem informações melhores para as equipes de vendas. Além disso, aprender mais sobre seu público e melhorar suas campanhas de marketing pode ajudar a atrair leads mais qualificados. Todos esses benefícios podem levar ao aumento das vendas.

Melhora o retorno do investimento (ROI)

No geral, a automação de marketing pode ajudá-lo a melhorar seu marketing, gerar leads melhores e fechar mais vendas. Também ajuda você a economizar tempo e dinheiro em seu marketing. O resultado?

Melhor retorno sobre o investimento (ROI) de marketing .

Como funciona a automação de marketing

A automação de marketing eficaz depende de dados. Quando seu público interage com uma tecnologia de marketing, como um site com o rastreamento do Google Analytics configurado ou uma lista de marketing por e-mail , você coleta dados deles. Você pode usar esses dados para melhorar suas interações com eles e realizar determinadas tarefas automaticamente.

Ferramentas de automação de marketing mais básicas podem envolver simplesmente a conclusão de tarefas de marketing manuais e repetitivas usando tecnologia em vez de entrada humana. Por exemplo, você pode agendar e-mails de boas-vindas e postagens de mídia social. Ferramentas de automação de marketing de alta qualidade envolverão seus contatos no momento em que eles têm maior probabilidade de converter em vendas, com base nos dados coletados.

Quais são os exemplos de automação de marketing?

Como o uso da automação de marketing realmente se parece nas operações diárias de uma empresa? Aqui estão alguns dos usos mais comuns da automação de marketing.

Envie e-mails e gerencie campanhas de e-mail

O email marketing é um dos canais mais comuns em que os profissionais de marketing usam a automação. Você pode agendar e-mails com antecedência, coletar dados sobre assinantes e segmentar suas listas de assinantes . Você pode até definir acionadores para enviar e-mails quando ocorrerem determinados eventos, como um usuário abandonando o carrinho de compras .

Com campanhas de gotejamento , você pode enviar e-mails específicos a determinados grupos de usuários seguindo uma programação para movê-los para a conversão. Por exemplo, para usuários que solicitaram uma avaliação gratuita do software que você vende, você pode enviar e-mails periódicos instruindo-os sobre o software e incentivando-os a fazer uma compra.

Agende postagens nas redes sociais

Outro exemplo comum de automação de marketing é  agendar postagens de mídia social  com antecedência. Essa abordagem permite agendar várias postagens de uma só vez, em vez de fazer login sempre que quiser postar, economizando tempo.

Personalizar o conteúdo

Usando a personalização , você pode ajustar automaticamente o conteúdo de marketing, como anúncios, conteúdo do site e e-mails, para corresponder às preferências, interesses e posicionamento dos usuários no funil de marketing . Essa personalização leva a uma melhor experiência do usuário e, muitas vezes, a mais conversões.

Faça testes A/B

O teste A/B é outro uso valioso da automação de marketing. Essa abordagem envolve a criação de duas versões de uma página da Web, anúncio ou outro recurso de marketing e a exibição de cada versão para um público diferente para ver qual obtém a melhor resposta. Por exemplo, você pode alterar a imagem do cabeçalho em uma página da Web e ver qual versão da página obtém mais engajamento.

As ferramentas de automação de marketing podem dividir automaticamente seu público em grupos, calcular os resultados e mostrar qual versão teve melhor desempenho no teste.

Acompanhe o desempenho de marketing

As ferramentas de automação de marketing podem gerar relatórios automaticamente sobre suas campanhas de marketing , facilitando o acompanhamento de seu desempenho de marketing e ROI.

Acompanhe as jornadas dos compradores on-line

A coleta automática de dados de marketing pode ajudar você a descobrir tendências relacionadas às jornadas de seus compradores , permitindo que você melhore suas campanhas. Por exemplo, se você perceber que um determinado grupo demográfico de usuários interage mais com os anúncios, poderá exibir mais anúncios a esses usuários.

Pontuar leads

A automação de marketing pode ajudá-lo a pontuar leads automaticamente usando os dados coletados. A automação ajuda você a decidir mais rapidamente quais leads buscar e transformar em clientes.

Melhore a experiência do usuário do site

Da mesma forma, você pode analisar dados sobre como as pessoas usam seu site e descobrir maneiras de melhorá-lo. Por exemplo, se os usuários saem da sua página de checkout com frequência, talvez seja necessário avaliar essa página e avaliar o que está fazendo com que os usuários saiam.

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