Com 80% dos compradores fazendo pesquisas de produtos online antes de iniciar o processo de compra, o marketing digital é mais importante do que nunca para o seu negócio. E para que seus esforços de marketing sejam bem-sucedidos, você precisa definir metas claras para o seu negócio.
Mas que tipos de metas ou objetivos e resultados-chave você deve definir? Abaixo, abordaremos os 10 principais exemplos de metas de marketing para 2022.
Continue lendo – e inscreva-se em nossos e-mails para mais dicas de marketing digital!
Exemplos de metas de marketing para 2022
Aqui estão 10 metas de marketing online que você vai querer definir este ano.
- Construir o reconhecimento da marca
- Classifique mais alto nos resultados de pesquisa
- Aumente o tráfego do site
- Estabeleça autoridade em seu setor
- Aumente o engajamento da marca
- Gere leads qualificados
- Converter usuários
- Aumentar a receita
- Melhore o valor da vida útil do cliente (CLV)
- Tome decisões de negócios mais inteligentes com dados de marketing
Lembre-se de que essas são metas amplas e de longo prazo, portanto, você deve dividi-las em objetivos SMART que são:
- Específico
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Oportuno
Vejamos cada exemplo de meta de marketing abaixo, bem como alguns objetivos SMART que ajudarão você a atingir suas metas abrangentes.
1. Desenvolva o reconhecimento da marca
O primeiro em nossa lista de objetivos de marketing é construir reconhecimento da marca .
Esse objetivo é simples – você deseja colocar sua marca na frente de mais pessoas. Se ninguém souber sobre o seu negócio, eles não podem entrar em contato com você ou comprar. Portanto, construir o reconhecimento da marca é crucial se você deseja gerar vendas e receita (mais sobre esses objetivos posteriormente).
Estratégias de marketing digital, como otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) e publicidade paga por clique (CPC) , podem ajudá-lo a obter visibilidade nos resultados de pesquisa, para que mais pessoas possam descobrir seus negócios, produtos e serviços.
2. Classifique mais alto nos resultados de pesquisa
Em seguida, em nossa lista de metas de marketing, está a classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Classificações de pesquisa mais altas se traduzem em maior reconhecimento da marca e contribuem para suas metas de leads e receita, pois mais pessoas encontrarão sua empresa on-line e entrarão em contato com você ou comprarão. Ao definir metas de classificação de pesquisa, concentre-se na segmentação de palavras-chave relacionadas à sua empresa .
Isso garantirá que seu conteúdo apareça na frente de leads qualificados – pessoas mais interessadas em comprar seus produtos e serviços. E, finalmente, você obterá um maior retorno sobre o investimento (ROI).
3. Aumente o tráfego do site
A classificação mais alta nos resultados de pesquisa ajuda mais pessoas a encontrar sua empresa e envia mais tráfego para seu site – o destino final para converter leads. Uma vez em seu site, os visitantes podem conferir o conteúdo que responde às suas perguntas e os ajuda a saber mais sobre seus negócios, produtos e serviços.
Certifique-se de incluir links internos do site e frases de chamariz (CTAs) para ajudar os visitantes a navegar em seu site e dar o próximo passo.
4. Estabeleça autoridade em seu setor
Fazer com que as pessoas reconheçam sua empresa é ótimo, mas sabe o que é ainda melhor? Fazendo com que eles confiem em você . Se você quer que as pessoas comprem, você precisa mostrar a elas que você é uma autoridade em seu setor .
Como você constrói autoridade online?
Considere criar conteúdo útil e informativo que responda às perguntas dos pesquisadores e o posicione como uma fonte confiável. Compartilhar conteúdo otimizado para SEO também é uma ótima maneira de aumentar sua classificação nos resultados de pesquisa, o que também ajuda a ganhar mais visitas ao site.
5. Aumente o engajamento da marca
Quando as pessoas chegam ao seu site, você quer mantê-las engajadas. Se eles não gostarem do que veem em seu site, não perderão tempo pressionando o botão Voltar – o que pode contribuir para altas taxas de rejeição.
E altas taxas de rejeição enviam sinais negativos ao Google que prejudicam sua capacidade de classificação nos resultados de pesquisa. Portanto, certifique-se de definir algumas metas alcançáveis relacionadas a aumentar o engajamento e a interação com sua marca.
6. Gere leads qualificados
Uma das principais coisas que você busca é criar leads – ou, mais especificamente, criar leads qualificados . O que isso significa é que você precisa atrair o interesse de pessoas que têm interesse no que você oferece. Você precisa segmentar palavras-chave que serão pesquisadas por pessoas que provavelmente comprarão.
7. Converta usuários
Depois de ter seus leads, você precisa levá-los a dar o passo final e comprar de você.
Estratégias de marketing online como SEO , CPC e mais focam em atrair pessoas para o seu site, mas uma vez que elas estão lá, você precisa transformá-las em clientes fiéis. Certifique-se de incluir muitas oportunidades de conversão em seu site e materiais de marketing on-line – e facilite para as pessoas dar o próximo passo.
8. Aumente a receita
Este próximo exemplo de meta de marketing é o objetivo principal da maioria das campanhas de marketing — gerar receita .
Em última análise, todos os seus esforços de marketing visam gerar receita. E definir metas de receita ajuda você a avaliar com mais precisão suas campanhas de marketing e identificar canais que geram os melhores resultados para seus negócios.
9. Melhore o valor da vida útil do cliente (CLV)
Muitas empresas também definem metas de marketing para melhorar o valor da vida útil do cliente (CLV) ou o valor total dos clientes da primeira à última compra. Custa 10 vezes mais alcançar um novo cliente do que manter um cliente existente.
Portanto, melhorar a fidelidade do cliente e o valor da vida útil é uma meta extremamente valiosa. Os clientes fiéis também podem fornecer ótimas recomendações de boca a boca e aumentar o reconhecimento do seu negócio.
Para atingir esse objetivo, concentre-se em fornecer um serviço de qualidade ao cliente.
Trate bem seus clientes, e você inevitavelmente terá alguns que farão o mesmo por você. É claro que o design e o conteúdo de qualidade do site também desempenham um papel na inspiração da fidelidade do cliente.
10. Tome decisões de negócios mais inteligentes com dados de marketing
O exemplo final da meta de marketing se concentra na avaliação de seus esforços de marketing e no uso de dados para melhorar suas campanhas e decisões gerais de negócios. Basicamente, certifique-se de aprender com seu processo de marketing.
Acompanhe o que está funcionando e o que não está com ferramentas como Google Analytics e saiba tudo o que puder sobre seus clientes. Isso o ajudará a ser mais eficaz em tudo o que faz.