O que é marketing de IA? (Além de como qualquer empresa pode usá-lo)

A inteligência artificial, ou IA, é uma das melhores e mais novas formas de aumentar os resultados e a eficiência das suas campanhas de marketing. Mas o que é marketing de IA, exatamente? Como funciona e como você pode começar a usá-lo?

Continue lendo para descobrir!

O que é marketing de IA?

O marketing de IA é o uso de tecnologias de inteligência artificial para melhorar a forma como você promove sua empresa de Laudos de Engenharia Elétrica e interage com seus leads e clientes. A IA ajuda você a analisar seus dados de marketing e automatizar os processos de marketing , melhorando a eficácia do seu marketing.

O que é IA?

Para entender melhor o que é marketing de IA, vamos dar uma olhada mais de perto na definição de inteligência artificial ou IA. A IA é um termo abrangente que engloba várias tecnologias que podem executar tarefas normalmente associadas à inteligência humana.

Os sistemas de computador que usam IA podem desempenhar muitas funções, desde a tomada de decisões até a percepção visual e o reconhecimento de fala. Alguns outros termos comumente associados à IA incluem:

  • Aprendizado de máquina: o aprendizado de máquina é um subconjunto da inteligência artificial. Os algoritmos de aprendizado de máquina permitem que os sistemas de computador aprendam de maneira semelhante aos humanos, usando algoritmos para encontrar padrões nos dados.
  • Big data: Big data refere-se a grandes conjuntos de dados que os sistemas de IA podem usar para aprender e tomar decisões.


Maneiras de usar a IA em seu marketing

Então, como você pode usar a IA em seu marketing? Nesta próxima seção, veremos alguns exemplos de marketing de IA e exploraremos como a IA é usada no marketing.

Escolha as melhores palavras-chave

Uma maneira de usar a IA no marketing digital é ajudá-lo a escolher as palavras-chave que lhe darão os melhores resultados em suas campanhas de marketing. As palavras-chave que você segmenta em suas campanhas de pay-per-click (PPC) e search engine optimization (SEO) são cruciais para seu sucesso, e as palavras-chave também podem ajudá-lo a escolher sobre quais tópicos criar conteúdo como parte de seus esforços de marketing de conteúdo. As ferramentas de pesquisa de palavras-chave com tecnologia de IA podem ajudá-lo a encontrar palavras-chave para segmentar, e ferramentas podem ajudá-lo a avaliar quais palavras-chave fornecerão à sua empresa o melhor retorno sobre o investimento (ROI) .

Essas ferramentas analisam dados históricos usando aprendizado de máquina para ajudar você a escolher as melhores palavras-chave para suas campanhas.

Automatize lances de anúncios

A IA também pode ajudá-lo a otimizar e automatizar seu gerenciamento de anúncios online . As ferramentas de IA podem ajudá-lo a determinar o valor do lance que lhe dará o melhor ROI e lance automaticamente no espaço de anúncio online. À medida que mais dados ficam disponíveis, a IA pode ajudar você a tomar melhores decisões para suas campanhas publicitárias e ajustar seus lances em tempo real.

Além dos lances, o marketing de IA pode ajudar você a ajustar vários aspectos de seus anúncios, incluindo a alteração do conteúdo de acordo com as preferências dos usuários.

Personalize a experiência do seu site

O marketing de IA também pode permitir que você personalize a experiência do usuário em seu site para usuários individuais ou grupos de usuários. À medida que você coleta dados sobre seu público e como eles interagem com seu site, as tecnologias de marketing inteligentes podem usar esses dados para mostrar conteúdo dinamicamente aos usuários com base em suas preferências. Digamos, por exemplo, que você administra uma loja de roupas de comércio eletrônico.

Se alguém visualizou sapatos masculinos anteriormente em seu site, você poderá mostrar os sapatos masculinos a esse usuário quando eles chegarem à sua página inicial.

Adicione chatbots ao seu site

Os chatbots são outro uso interessante do marketing de IA. Os chatbots podem responder a perguntas comuns dos clientes em seu site, economizando tempo da equipe de atendimento ao cliente e melhorando as experiências de usuário dos visitantes do site. Quando você integra a IA aos seus chatbots, eles podem aprender ao longo do tempo como se comunicar de forma mais natural com seus clientes e ajudá-los a encontrar o que precisam.

À medida que os chatbots coletam mais dados e feedback, eles melhoram continuamente.

Analise campanhas de marketing anteriores

Um dos exemplos de marketing de IA mais populares é o uso de inteligência artificial para analisar campanhas de marketing anteriores, sem importar se sua empresa é uma assistência técnica celular ou uma loja de roupas, fornecendo informações sobre o desempenho delas e como você pode melhorar campanhas futuras. A IA permite que você analise mais dados do que jamais conseguiria manualmente e obtenha insights mais avançados de suas campanhas anteriores. Com as tecnologias de marketing digital de IA certas, você pode otimizar a forma como analisa seus esforços de marketing e melhorar continuamente o desempenho de suas campanhas.

Benefícios do marketing de IA

O marketing de inteligência artificial oferece muitos benefícios para as empresas e, à medida que a tecnologia melhora, os benefícios potenciais também melhoram. Aqui estão alguns dos benefícios mais importantes do marketing de IA.

ROI aprimorado

As ferramentas de IA podem analisar dados históricos para ajudá-lo a determinar quais táticas de marketing provavelmente fornecerão o melhor ROI . Ao ajudá-lo a tomar melhores decisões estratégicas, a IA pode melhorar o ROI do seu marketing ao longo do tempo.

Maior eficiência

Por meio do marketing de IA, você pode tomar decisões mais rapidamente e automatizar vários aspectos do seu marketing, economizando tempo e ajudando sua equipe a fazer mais.

Experiência do usuário aprimorada

Por meio de personalização, chatbots e outras ferramentas baseadas em IA, você pode melhorar as experiências de seus clientes com sua empresa. Essas melhorias levam a melhores relacionamentos com os clientes e maior fidelidade do cliente.

Decisões mais informadas

Como a IA permite analisar grandes conjuntos de dados e obter insights úteis deles, você pode usá-la para tomar decisões mais informadas e estratégicas. Essas decisões ajudam você a melhorar seu marketing e vários outros aspectos das operações de sua empresa.

À prova de futuro

A IA será uma grande parte do futuro do marketing. Muitos de seus concorrentes provavelmente já o estão usando, e ele continuará a se tornar mais prevalente nos próximos anos. Começar a usar a IA agora ajuda você a ficar à frente da concorrência e prepara você para o futuro.

Como começar com o marketing de IA

Então, como você começa com o marketing de IA? Pode parecer complicado, mas geralmente é mais fácil do que você imagina, especialmente com as ferramentas certas. Uma empresa de marketing de IA também pode ajudá-lo a criar um plano de marketing de IA e implementar ferramentas de IA.

Se você deseja começar a usar IA para marketing, aqui estão seis etapas a seguir:

1. Avalie os casos de uso

Um bom primeiro passo é analisar os possíveis casos de uso da IA ​​em seu marketing. Identifique problemas que você acredita que a IA pode ajudá-lo a resolver. Esse processo lhe dará um ponto de partida ao procurar soluções de IA.

2. Realizar pesquisas

Em seguida, faça uma pesquisa inicial sobre soluções de IA que você poderia usar para resolver os problemas identificados. Crie uma lista de ferramentas que você pode usar e empresas de marketing de IA que podem ajudá-lo. Reúna informações sobre os custos potenciais, o ROI potencial e quais etapas estariam envolvidas na implementação de uma solução de IA.

3. Defina metas

Também é importante definir metas claras para seus esforços de IA. Ter metas bem definidas antes de começar a implementar a IA ajudará você a manter o foco e acompanhar seu progresso.

4. Encontre ferramentas e parceiros de IA

Neste ponto, é uma boa ideia analisar sua lista de possíveis ferramentas e parceiros de IA e escolher os que você usará. Avalie-os de acordo com suas necessidades, seus custos, os benefícios potenciais e quão bem eles se encaixam em seus objetivos.

5. Crie um plano de implementação

Em seguida, crie um plano detalhado para implementar sua solução de IA. Se você estiver trabalhando com uma empresa de marketing, eles podem ajudar a desenvolver esse plano para você. O fornecedor da sua ferramenta de IA provavelmente também terá orientação sobre a implementação, mas certifique-se de criar um plano específico para as necessidades da sua empresa.

6. Manter e melhorar

À medida que você implementa seu plano de IA e aproveita os benefícios de sua nova solução de IA, certifique-se de acompanhar seu progresso e o ROI obtido. Você pode usar essas informações para melhorar o desempenho de suas ferramentas de IA.

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