Veja alguns passos para migrar seu site

Migre seus dados

Você pode começar a migrar seus dados. Comece migrando parte do seu site e teste-o para garantir que tudo funcione corretamente. Se isso acontecer, você poderá continuar a migração de dados de comércio eletrônico.

Você pode usar um agente de protocolo de transferência de arquivos (FTP) como o FileZilla para transferir arquivos estáticos. Se você tiver um site dinâmico executado em um banco de dados, poderá importar seu banco de dados para seu novo host ou plataforma da Web. Se a estrutura da nova plataforma for diferente da antiga ou você quiser alterar seu conteúdo, o processo de migração será mais complexo.

Você reformatará e moverá manualmente seus dados ou fará com que um desenvolvedor escreva um script personalizado que leia e reformate automaticamente os dados entre plataformas. Pode ser necessário mapear um processo de migração separado se você mantiver contas de clientes ou históricos de pedidos em sua plataforma atual.

Conecte plug-ins, e-mail e outras ferramentas

Depois de migrar seu conteúdo, você pode começar a conectar outras ferramentas que usa em seu site, como sua plataforma de checkout , serviço de chatbot , plataforma de envio e e- mail . Se o seu e-mail estiver hospedado no servidor da sua plataforma antiga, você precisará configurar seu novo e-mail e encaminhar os e-mails da sua conta antiga para a nova. Antes de mover sua conta de e-mail, faça backup da conta, incluindo seus contatos e mensagens.

Teste seu site

O teste é essencial em todo o processo de replataforma de comércio eletrônico. Teste completamente as páginas, os elementos do site e as funcionalidades ao movê-los para o novo site. Alguns elementos importantes para testar incluem:

  • As principais páginas do seu site
  • Filtragem de produtos e funções de pesquisa
  • Navegação do site
  • Processo de finalização de compra
  • E-mail

Esses são apenas alguns exemplos dos itens que você deve testar durante a migração da sua plataforma de comércio eletrônico. Seu teste deve ser o mais abrangente possível.

Lançar seu novo site

Depois que seu conteúdo for movido para o site de teste e tudo estiver configurado, você estará pronto para lançar seu novo site. Idealmente, você desejará lançar seus sites em um horário em que poucos clientes estejam online, como tarde da noite ou de manhã cedo. Depois de lançar seu site, verifique suas páginas mais importantes para garantir que estejam funcionando corretamente e verifique novamente se o arquivo robots.txt permite que os mecanismos de pesquisa rastreiem seu site.

Além disso, verifique se você está recebendo notificações de conclusão de formulário e check-out. Sempre que você fizer uma grande alteração em seu site, provavelmente encontrará bugs. Esteja preparado para corrigir esses problemas rapidamente para tornar a transição o mais suave possível.

Mantenha um backup do seu site antigo caso algo esteja faltando no seu novo site.

Comunique sua migração aos clientes existentes

Você também deve informar seus principais clientes sobre a migração da sua plataforma de comércio eletrônico. Eles vão gostar de ser mantidos no circuito, e isso evitará que eles fiquem confusos quando virem seu site e ele parecer diferente do habitual.

Monitore seus resultados

Uma etapa final essencial em nosso guia de migração de plataforma de comércio eletrônico é monitorar seus resultados . Nos meses seguintes à sua replataforma de comércio eletrônico, fique de olho no tráfego do seu site, classificações do mecanismo de pesquisa, conversões e outras métricas usando ferramentas como Google Analytics , Google Search Console e MarketingCloudFX . É normal ver uma queda nas métricas como classificações e tráfego imediatamente após a migração, mas se você concluiu a migração corretamente, seu site deve se recuperar com o tempo.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.