8 mitos do marketing digital para parar de acreditar

“ O marketing digital não é acessível.” “ Otimização para mecanismos de busca (SEO) não funciona!” “Você tem que postar em todas as plataformas de mídia social .” O que todas essas afirmações têm em comum? Bem, eles são mitos de marketing digital. Os mitos do marketing digital não são incomuns, mas são prejudiciais para entender a eficácia do marketing digital e como essas estratégias funcionam.

Nesta página, veremos oito mitos do marketing digital e os desvendaremos!

Continue lendo para descobrir por que esses mitos de marketing na Internet não são verdadeiros!

Mito do marketing digital nº 1: O marketing digital é apenas para grandes empresas.

Um dos mitos mais comuns do marketing digital é que o marketing digital é apenas para grandes empresas. Como resultado, muitas pequenas e médias empresas (SMBs) evitam o marketing digital porque pensam que é algo que apenas as grandes empresas podem fazer.

Bem, isso é falso .

Todas as empresas podem usar o marketing digital. Se você tem um funcionário ou mil, o tamanho da sua operação não afeta se você pode usar o marketing digital . Da mesma forma, seu setor, produtos ou serviços também não afetam sua capacidade de fazer marketing online.

Você não precisa de um orçamento enorme de tamanho corporativo para fazer marketing digital. Você pode ter um orçamento substancial do tamanho de uma PME e ainda ver resultados com o marketing digital. A recomendação é gastar de 7 a 8% da receita da sua empresa nos esforços de marketing da sua empresa.

Mito do marketing digital nº 2: O marketing digital não precisa ser uma prioridade.

O próximo em nossa lista de mitos de marketing digital é a crença de que o marketing digital não precisa ser uma prioridade. Muitas empresas não priorizam o marketing digital porque acham que é algo “bom ter” ou “um bônus”. Realisticamente, porém, o marketing digital é um componente crítico para ajudar sua empresa a crescer.

No século 21 , a maioria das pessoas recorre à Internet para ajudá-las a encontrar os produtos ou serviços de que precisam. Mais de 70% das pessoas pesquisam uma empresa na web antes de decidir visitar ou comprar seus produtos.  Portanto, se você não está priorizando o marketing digital, está perdendo uma excelente oportunidade de alcançar clientes em potencial onde eles pesquisam empresas.

Se você foi vítima desse mito do marketing digital, não é tarde demais para mudar! Você pode começar a desenvolver sua estratégia de marketing digital agora. Confira este guia de marketing digital para ajudá-lo a começar!

Mito do marketing digital nº 3: Ter um site é suficiente para comercializar meu negócio.

Muitas empresas acreditam no mito do marketing digital de que ter um site é suficiente para comercializar seus negócios. Afinal, se as pessoas encontrarem seu site, poderão obter todas as informações de que precisam sobre sua empresa.

O único problema é encontrar seu site. Sem um plano de marketing digital, as pessoas não encontrarão seu site online. Simplesmente criar um site não é suficiente para que sua empresa seja descoberta.

Você precisa de estratégias como SEO, criação de conteúdo e publicidade paga por clique (CPC) para ajudar as pessoas a descobrir seu site. Se você não promover seu site, as pessoas terão dificuldade para encontrá-lo online.  É por isso que ter um site não é suficiente.

Ter um site é um ótimo começo, mas você precisa de uma estratégia de marketing digital se quiser que as pessoas descubram seu site.

Mito do marketing digital nº 4: Se eu apenas colocar conteúdo por aí, será o suficiente.

O próximo em nossa lista de mitos de marketing na Internet é a crença de que, se você apenas divulgar conteúdo, será suficiente. Muitas empresas conhecem o poder da criação de conteúdo , por isso se concentram em obter o máximo de conteúdo possível para os clientes em potencial.

O problema com essa crença é que não se trata da quantidade de conteúdo, mas de sua qualidade . Se você publicar 100 peças de conteúdo de baixa qualidade e baixa qualidade, não verá resultados tão bons quanto veria com 50 peças de conteúdo de alta qualidade e bem pesquisadas. É melhor você criar menos artigos informativos do que produzir dezenas de peças de conteúdo abaixo da média.

O conteúdo só é eficaz para o seu negócio se o seu público achar útil e informativo. Geralmente, o conteúdo de baixa qualidade não é benéfico para o seu público e faz com que ele saia do seu site . Apenas conteúdo de alta qualidade trará resultados positivos para o seu negócio.

Mito do marketing digital nº 5: Se minha concorrência não está fazendo marketing digital, eu também não preciso fazer isso.

Muitas empresas têm a falsa impressão de que, se sua concorrência não está fazendo marketing digital, você também não precisa. Esse mito do marketing digital não poderia estar mais longe da verdade.

Na verdade, se a sua concorrência não está fazendo marketing online, é mais uma razão para começar! O marketing digital lhe dará uma vantagem sobre sua concorrência. Você não apenas aumentará a exposição da marca , mas também alcançará seu público-alvo de forma mais eficaz do que a concorrência.

Como você pode alcançar seu público-alvo com mais eficiência e frequência, você verá melhores resultados de seus esforços de marketing do que seus concorrentes.

Mito do marketing digital nº 6: há um público muito amplo on-line para comercializar com eficácia.

Um dos mitos de marketing digital mais comuns que as empresas acreditam é que o público online é muito amplo para alcançar pessoas interessadas no seu negócio. Afinal, a Internet tem milhões de pessoas, enquanto sua comunidade local pode ter apenas alguns milhares.

Só porque a Internet tem um público maior não significa que você não pode alcançar pessoas interessadas em seu negócio. Na verdade, você pode alcançar mais pessoas interessadas em sua empresa por meio do marketing digital. Vejamos assim: quando você usa o marketing tradicional , você anuncia para todos, independentemente de estarem interessados ​​em sua empresa.

Infelizmente, isso significa que seus outdoors, panfletos ou anúncios de rádio estão alcançando mais pessoas que não estão interessadas em sua empresa do que aquelas que estão. Com o marketing digital, você pode segmentar com precisão as pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Como resultado, você não desperdiça dinheiro em publicidade com pessoas que não estão interessadas no que você oferece.

Melhor ainda, você não apenas economiza mais dinheiro, mas também alcança clientes em potencial mais qualificados que podem se transformar em clientes para o seu negócio.

Mito do marketing digital nº 7: o marketing por e-mail não é mais eficaz.

Um dos mitos mais comuns do marketing digital é que o email marketing não é eficaz . À medida que surgem novas estratégias de marketing digital, muitas empresas acreditam que o email marketing caiu no esquecimento.

Essa crença não poderia estar mais longe da verdade. Até hoje, o email marketing ainda é uma das estratégias mais eficazes para ajudar as empresas a obter mais receita. Na verdade, o email marketing tem um retorno sobre o investimento (ROI) de R$ 44 para cada R$ 1 gasto .

Muitos clientes potenciais se envolvem fortemente com e-mails de empresas que amam. Na verdade, 58% dos adultos verificam o e-mail logo pela manhã e 61% das pessoas gostam de receber e-mails promocionais semanais.  O email marketing está longe de ser uma estratégia morta.

Se alguma coisa, é a estratégia que você precisa para ajudá-lo a direcionar os clientes em potencial para a conversão.

Mito do marketing digital nº 8: a personalização é assustadora.

O último item da nossa lista de mitos do marketing digital é a crença de que a personalização é assustadora. Quando você aprende sobre marketing digital, muitos profissionais de marketing falam sobre como usar a personalização para alcançar seu público de maneira eficaz.

Muitas pessoas pensam falsamente que a personalização é assustadora porque envolve conhecer seu público intimamente para entregar conteúdo relevante para eles, não importa se você vende mouse sem fio ou roupas. Realisticamente, porém, as perspectivas adoram personalização. Aqui estão algumas estatísticas que mostram o impacto da personalização :

  • 81% dos consumidores querem que as marcas os conheçam e saibam quando fazer marketing para eles
  • 79% dos consumidores só aproveitam as promoções da marca se forem adaptadas às interações anteriores com a marca
  • 77% das pessoas escolhem, recomendam ou pagam mais por marcas que oferecem experiências personalizadas
  • 74% dos clientes ficam frustrados quando recebem conteúdo de marketing irrelevante para seus interesses


Como você pode ver, a personalização não é assustadora – as pessoas esperam que as empresas ofereçam uma experiência personalizada com seu marketing.

Mitos do marketing digital: Presos. Hora de investir em marketing digital

Eliminamos oito mitos comuns de marketing digital que mostram que o marketing digital é muito eficaz para empresas dispostas a investir tempo e esforço. Com um plano de marketing digital, você pode começar a expandir seus negócios online.

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