Site responsivo: entenda o que é e como funciona

A tecnologia não para de evoluir. Muitas pessoas não acessam o conteúdo desejado somente pelo computador ou notebook. É nesse sentido que surge o conceito de um site responsivo. Se a sua empresa ainda não adotou esse termo, é hora de mudar.

A ideia vai além dos smartphones, onde podemos acessar a internet a qualquer momento. Ela se expande para a televisão, relógio e até eletrodomésticos.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo sobre a inovação do site responsivo. Abaixo você confere um pouco mais sobre o conceito e seus benefícios.

O que é um site responsivo?

Com o poder de um site responsivo é possível se adequar à proporção da tela de qualquer mecanismo digital possível. 

O design responsivo reconhece a nova tela a ser carregada pelo site e rapidamente transforma o quadro para que todas as letras, imagens e vídeos sejam percebidas de igual para igual entre diferentes dispositivos.

A importância do site responsivo para o Google

Um dos principais critérios a serem levantados como uma defesa ao site responsivo está no reconhecimento do Google como uma obrigação para as páginas criadas.

Isto é, se você deseja impactar futuros clientes com uma campanha de marketing no maior buscador da internet, é melhor se adaptar pois desde março de 2021 apenas sites responsivos são catalogados no índice dos resultados do Google.

Nesse sentido, deixa de ser um certo luxo, mas uma obrigação para as boas regras de SEO, a Otimização para Mecanismos de Busca. Com um site apenas para desktop, a sua página não vai aparecer para uma boa quantidade de pessoas.

Quais os benefícios de um site responsivo?

Fora a ideia de se adequar a diferentes formatos possíveis e ser destaque no Google, existem algumas vantagens tanto para o leitor e cliente quanto para o empreendedor em si. Entre as principais, temos:

  • Experiência do usuário
  • Alta taxa de conversão
  • Aumenta a velocidade de carregamento
  • Influencia o compartilhamento nas redes

Com essa pequena lista, é possível reconhecer alguns atrativos que dão um gosto a mais para um site responsivo. Abaixo, separamos tópicos para comentar a respeito de cada uma delas. Confira e saiba mais.

Experiência do usuário

O primeiro impacto a ser sentido é na experiência do leitor ao abrir uma página em um celular ou tablet. Quando a pessoa clica em um link e tem dificuldade para navegar, é um empecilho que a faz desistir de seguir em frente.

Por outro lado, se o site é responsivo, a pessoa tende a se engajar na leitura, clica em um vídeo, aprecia corretamente uma imagem e fica mais próxima do conteúdo.

A pesquisa da TIC Domicílios de 2022 concluiu que o celular é o aparelho mais usado para entrar na internet e permanece assim desde 2015. Só entre indivíduos da classe C, 67% usam exclusivamente o aparelho para navegar pela internet.

Nesse sentido, é urgente que as empresas adotem o serviço de site responsivo como uma obrigação se querem melhorar a experiência de um futuro cliente.

Alta taxa de conversão

E com uma boa experiência, se tem também uma grande chance de obter novos leads. Um link compartilhado nas redes sociais, por exemplo, se for carregado de forma adequada, vai impactar positivamente a abertura de um formulário.

O mesmo se dá para a compra em si de um produto. Se o e-commerce apresenta a imagem dos produtos de forma correta, com os preços bem explicados, a possibilidade de cálculo do frete, entre outros itens, a chance de um carrinho ficar vazio é bem baixa.

Aumenta a velocidade de carregamento

Os impactos anteriores são fortalecidos quando a página possui um bom carregamento e isso já vem de brinde com um site responsivo. Isso porque para carregar um site no mesmo modelo de um desktop em uma outra plataforma, o tempo é bem maior.

Porém, se ele for otimizado, rapidamente todo o layout é ajustado e em menos de 2 segundos você tem uma página completa pronta para ser visualizada. 

Essa é a taxa recomendada pelo Google PageSpeed Developers. Dessa maneira, ter um site com um bom carregamento também é a tarefa de casa para o Google. 

Influencia o compartilhamento nas redes

Com um site responsivo, o usuário tende a se engajar mais no conteúdo e recomendar para outras pessoas usando a rede social que ele preferir.

Quando ele percebe que teve uma boa experiência, ele se sente mais confiável em passar a mensagem, já que o outro também deve ter. Assim, você ganha um fiel propagador da sua marca.

Tenha um site responsivo!

Com todas as vantagens levantadas, o site responsivo passa a ser um investimento necessário para o crescimento de uma marca. Portanto, configure já a sua página e veja a diferença!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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