Como criar um plano de marketing de conteúdo em 8 etapas

Atrair clientes com conteúdo atraente é uma maneira inteligente de trazer mais visibilidade e receita para sua empresa de Laudos de Engenharia Elétrica. No entanto, sem um funil de marketing coerente , seu plano de marketing de conteúdo não está realizando o que poderia. Um plano de estratégia de conteúdo reúne seus esforços.

Um bem sucedido coloca você em um caminho lucrativo desde o início. Confira este guia prático para criar um plano de marketing de conteúdo inovador em oito etapas! 

1. Considere seus objetivos de marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo requer uma trajetória clara e seu plano de estratégia de conteúdo precisa de um foco definido para impulsionar seus negócios. Suas intenções para sua empresa podem incluir uma variedade de objetivos. No entanto, é importante revisá-los para direcionar seus esforços de marketing de conteúdo.

Seu motivo para iniciar um plano de marketing de conteúdo moldará os tipos de conteúdo que você usa, o estágio do funil em que você se concentra e a sequência do seu calendário editorial . Circular seu material pode levar a muitos resultados positivos, mas quais são úteis para você? Seu plano de estratégia de conteúdo pode se esforçar para um ou mais dos seguintes objetivos:

  • Estabeleça o reconhecimento da marca
  • Promova o engajamento do cliente
  • Aumente o tráfego do site
  • Melhore a otimização do mecanismo de pesquisa (SEO)
  • Ganhe leads e conversões
  • Construir a fidelidade e a confiança do cliente
  • Aumentar a receita


Depois de determinar suas prioridades, seu conteúdo tem um propósito consistente para servir. Durante todo o processo de planejamento, consulte sua missão final para manter a estratégia de conteúdo do seu site unificada.

2. Faça um inventário do conteúdo anterior do site

Examinar o conteúdo que você publicou no passado pode revelar os pontos fortes e fracos atuais da sua empresa. Embora você não tenha um plano de marketing de conteúdo estruturado , sua empresa ainda pode ser eficaz em algumas áreas. Se seus seguidores no Instagram respondem bem às suas postagens, por exemplo, você pode capitalizar esse sucesso expandindo sua estratégia no Instagram.

Identificar seu conteúdo mais proeminente pode lhe dar uma noção da melhor maneira de se conectar com clientes em potencial. Da mesma forma, resultados negativos podem apresentar conteúdo insuficiente ou ineficaz. A auditoria do seu material oferece informações sobre o desempenho do seu pré-plano.

Este ponto de partida é sua linha de base com a qual você pode medir melhorias futuras.

3. Escolha um público-alvo para seu conteúdo

Relacionar-se a dados demográficos específicos pode construir um entendimento único para parcerias em potencial, já que 96% dos principais profissionais de marketing de conteúdo business-to-business (B2B) relatam que seus grupos-alvo pensam em sua empresa como um recurso confiável. Ao lidar com consumidores em geral, um vínculo é igualmente crucial para o crescimento da empresa. O público-alvo do seu plano de marketing de conteúdo achará seu material útil e valioso, o que os leva a interagir com sua empresa.

Quando você conhece seu público, pode criar suas postagens, vídeos ou blogs com metas específicas para atender às necessidades de seu público-alvo. Para encontrar grupos demográficos relevantes, crie uma buyer persona, a versão hipotética do cliente desejado . Tendências de clientes existentes – que você revisou ao inventariar seu conteúdo – e pesquisas de mercado podem formar a persona do comprador para seus produtos e serviços.

4. Combine os tipos de conteúdo com as necessidades do público

Depois de entender seu público-alvo, você pode adaptar seu material para atender às suas necessidades ou pontos problemáticos. Seu conteúdo pode atuar como solução, recurso ou peça persuasiva, dependendo do público-alvo. O conteúdo pode assumir diferentes formatos que atrairão seus clientes.

Alguns exemplos incluem:

  • Vídeos
  • Infográficos
  • Postagens nas redes sociais
  • Estudos de caso
  • Postagens no blog
  • Guias de instruções
  • Webinars
  • E-books
  • Podcasts


Seu tipo de conteúdo pode variar entre necessidades, mas seu público pode responder mais prontamente a uma abordagem específica. Por exemplo, se você estiver tentando envolver seu público e criar confiança, convém hospedar webinars informativos regularmente.

5. Gere ideias de conteúdo

Antes de iniciar seu plano de marketing de conteúdo , você precisa de uma série de ideias para alimentar seus projetos. Os tópicos que você aborda em seu plano de estratégia de conteúdo devem preencher as lacunas do seu setor ou abordar os desafios atuais do seu público-alvo. Investigue os tópicos abordados pelos concorrentes, palavras-chave relacionadas à sua empresa e tendências específicas do setor.

Você pode abordar esses tópicos com a experiência e a posição exclusivas de sua empresa para publicar conteúdo popular. Para promover o brainstorming, existem ferramentas valiosas de ideias de conteúdo que você pode usar. Por exemplo, o FAQ Fox gera tópicos que visam palavras-chave de alto valor para o seu setor.

Ele pode até pesquisar sites específicos.

6. Escolha meios promocionais para seu marketing de conteúdo

Os métodos pelos quais você compartilha seu conteúdo são uma parte significativa do marketing de conteúdo. Os canais promocionais podem aumentar o tráfego do seu site, tornando a estratégia de conteúdo do seu site ainda mais poderosa. As plataformas de mídia social são canais promocionais essenciais.

Isso ocorre porque você pode incentivar seguidores no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn a visitar seu material recém-publicado. As promoções patrocinadas também podem produzir mais exposição para o seu conteúdo.E-mails regulares podem alertar os clientes sobre conteúdo novo e futuro, e também podem ajudá-lo compartilhando seu conteúdo em seus círculos de influência.

Você pode estender incentivos para estimular esse comportamento boca a boca dos indivíduos, o que pode ajudar na estratégia de conteúdo do seu site.

7. Trace um calendário editorial

Acumular uma biblioteca de conteúdo bem recebido exige organização, e um calendário editorial permite traçar as datas de criação e lançamento do seu material. Formar uma coleção sólida de postagens em blog e vídeos mostra que sua empresa é um recurso confiável em seu setor. As datas que você escolhe para os assuntos podem corresponder a temporadas ou questões emergentes, e o conteúdo oportuno pode aproveitar ao máximo oportunidades raras.

O conteúdo evergreen é igualmente vital porque resiste a mudanças e influencia perpetuamente seu público-alvo. Organizar um calendário editorial pode sustentar um fluxo de trabalho estável, e isso leva seu plano de marketing de conteúdo até o objetivo final.

8. Selecione um sistema de gerenciamento de conteúdo e monitore sua estratégia

Um sistema centralizado pode mesclar partes separadas de sua estratégia de marketing de conteúdo em um destino. Você pode supervisionar o desenvolvimento, publicação, promoção e rastreamento de conteúdo em um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) . Existem várias opções para escolher quando se trata de um CMS , e as adequadas podem estabelecer uma presença notável na web através de suas estratégias de conteúdo .

Um papel importante de um CMS é observar métricas como o tráfego do site para a proporção de leads ou a receita geral. Essas medições podem mostrar suas realizações e quaisquer partes ineficazes do seu plano de estratégia de conteúdo. O rastreamento e a análise contínua de dados podem permitir que você ajuste a estratégia à medida que avança.

O planejamento de marketing de conteúdo é um movimento preventivo para orientar seu conteúdo e execução, mas também precisa ser recalibrado de tempos em tempos. Reuniões e avaliações frequentes do seu plano de marketing de conteúdo são vantajosas para manter seus projetos em andamento. Observar as análises e acompanhar as observações baseadas em dados é um ciclo que pode aumentar suas vendas e produzir uma campanha de marketing excepcional.

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