Marketing criativo de desempenho: mesclando criatividade e dados

À medida que as empresas coletam mais dados e obtêm acesso a melhores ferramentas para analisar as principais métricas de marketing, elas podem acompanhar melhor as campanhas de marketing e as estratégias se tornam mais orientadas por dados . Implementar campanhas de marketing orientadas por dados é a abordagem de como uma empresa de marketing digital focada em desempenho deve trabalhar. A maioria das pessoas, no entanto, não associa os aspectos mais criativos do marketing, como criar anúncios visuais ou redigir textos , com análises.

Há muitas maneiras de integrar dados com marketing – artisticamente – permitindo que você melhore seus resultados sem comprometer sua criatividade ou o lado humano de sua empresa. Chama-se criativo de desempenho. Nesta postagem, exploraremos a definição de criativo de desempenho e discutiremos algumas das dicas mais valiosas para usá-lo em seu marketing.

O que é criativo de desempenho?

O criativo de desempenho é uma abordagem para tarefas de marketing criativo que envolve o uso de dados para rastrear o desempenho e moldar o desenvolvimento ou distribuição de ativos de marketing criativo. Essas tarefas criativas incluem coisas como criar recursos visuais para anúncios,  planejar vídeos e escrever textos para postagens em blog.

O uso de ferramentas de dados e análises permite medir o impacto de um ativo criativo em suas metas de marketing e fazer alterações baseadas em dados para melhorar o desempenho.

Como começar com o marketing criativo de desempenho

Então, como você usa o criativo de desempenho para melhorar seu conteúdo de marketing e o desempenho de suas campanhas? Aqui estão cinco passos essenciais a seguir – os cinco passos do marketing criativo de desempenho.

1. Metas

Um primeiro passo crucial é estabelecer metas, ou metas. Você precisa saber o que pretende alcançar para poder acompanhar seu progresso. Talvez o objetivo de uma postagem no blog seja fazer com que as pessoas se inscrevam no seu boletim informativo por e-mail.

Talvez o objetivo do seu vídeo seja persuadir as pessoas a se inscreverem para uma avaliação gratuita do seu serviço. Com um anúncio, o alvo pode ser uma compra. Para tornar suas metas mais úteis e fáceis de acompanhar, torne-as metas SMART , o que significa que são específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes para suas metas maiores e com prazo determinado.

2. Tecnologia

Outra etapa vital é configurar a tecnologia necessária para acompanhar seu desempenho de marketing. As ferramentas de rastreamento de desempenho e análise de dados que você usará podem variar de acordo com a mídia que você está usando. Alguns exemplos dessas ferramentas incluem:

  • Google Ads: se você estiver usando seus ativos criativos em anúncios on-line, a plataforma de publicidade digital que você está usando provavelmente inclui recursos de análise e rastreamento de desempenho . O Google Ads talvez seja o exemplo mais comum dessa plataforma, mas também existem muitos outros.
  • Plataformas de mídia social: assim como as plataformas de publicidade, muitos sites de mídia social também incluem ferramentas de análise integradas que ajudam a acompanhar o desempenho de suas postagens orgânicas e anúncios de mídia social.
  • Ferramentas de rastreamento de SEO: existem várias ferramentas que você pode usar para rastrear o desempenho do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa. Se você estiver publicando seus ativos criativos em seu site e otimizando suas páginas para pesquisa, poderá usar ferramentas como Google Search Console e Ahrefs para acompanhar seu desempenho.
  • Google Analytics: o Google Analytics é uma das ferramentas de análise da web mais utilizadas. Ele permite rastrear e analisar uma ampla variedade de métricas, desde como os usuários chegam ao seu site até quantos usuários convertem em uma determinada página.


3. Testes

Uma parte importante do criativo de desempenho é testar as alterações feitas nos recursos de marketing do criativo para ver como as atualizações afetam o desempenho deles. Por exemplo, você pode ajustar o esquema de cores em um anúncio ou a cópia do CTA em uma postagem de blog para ver se a alteração leva a mais conversões. Se a atualização resultar em uma melhoria, você pode manter a alteração e continuar testando outro elemento.

Esse processo é chamado de teste A/B . Além de testar os próprios elementos de seus criativos, você também pode testar aspectos de como você distribui seus anúncios ou outros materiais de marketing. Por exemplo, você pode testar diferentes anúncios com diferentes segmentos de seu público-alvo .

Você pode então mostrar a cada segmento os anúncios que eles mais gostam, personalizando seu marketing para seus usuários e melhorando seus resultados. Embora você possa começar com as melhores práticas e outros benchmarks semelhantes, lembre-se de que o que funciona melhor varia de empresa para empresa. A única maneira de ter certeza do que funciona melhor para você é fazer um teste!

4. Rastreamento

Para aproveitar o poder do criativo de desempenho, você precisará acompanhar o desempenho de seu marketing ao longo do tempo, além de acompanhar os resultados de seus testes. É aí que entram ferramentas como Google Analytics. Você pode usar essas ferramentas para medir métricas como visualizações, conversões , taxa de rejeição e muito mais.

Acompanhar seus resultados permite que você veja quais ativos de marketing têm melhor desempenho para sua empresa de Motoboy de entregas rápidas, permitindo refinar suas campanhas ao longo do tempo.

5. Ajuste

O criativo de desempenho não é uma estratégia única. Você continuará acompanhando o desempenho ao longo do tempo e ajustando seus materiais de marketing para melhorá-los continuamente. À medida que você aprende mais sobre o que funciona bem para sua empresa por meio de testes, rastreamento e refinamento de suas campanhas, seu marketing criativo de desempenho continuará a ficar cada vez melhor.

Dicas adicionais de criativos de desempenho

Aqui estão algumas dicas adicionais para ajudar você a usar a abordagem do criativo de desempenho em seu marketing.

Aumente a comunicação entre as equipes

O criativo de desempenho exige que você combine os lados criativo e analítico do seu negócio. Se você tiver equipes ou membros de equipe separados trabalhando em tarefas criativas e análise de dados, considere integrá-los. Talvez as duas equipes possam se encontrar ocasionalmente e fornecer relatórios e atualizações uma à outra para garantir que ambos os lados do seu departamento de marketing estejam na mesma página.

Seja criativo com testes

O criativo de desempenho é sobre usar dados e testar coisas por conta própria. Você pode querer começar com as melhores práticas, mas também pode testar uma ideia um pouco fora do comum. Tenha em mente que os testes podem revelar que seus instintos iniciais não estavam certos – e tudo bem!

Você nunca sabe ao certo se algo funcionará até que você teste por si mesmo.

Encontre o equilíbrio certo

Um aspecto importante para acertar no marketing criativo de desempenho é encontrar o equilíbrio ideal entre criatividade e dados. Você não quer basear todas as decisões apenas em sua intuição, mas também quer que seu marketing pareça humano e genuíno. Pode ser complicado, mas para ter sucesso com criativos de desempenho, você precisa encontrar o equilíbrio certo entre tomar decisões com base em dados e deixar sua criatividade fluir.

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