O que é a pontuação de otimização do Google Ads?

O que é a pontuação de otimização do Google Ads?

Tem anúncios do Google? Então, você tem uma pontuação de otimização do Google Ads.

O que é uma pontuação de otimização do Google Ads? Uma pontuação de otimização do Google Ads é uma porcentagem de 0 a 100% que estima o desempenho de sua conta e fornece recomendações para melhorar sua pontuação.

Continue lendo para saber mais sobre a pontuação de otimização, incluindo:

  • Como verificar sua pontuação de otimização do Google Ads
  • Se a pontuação de otimização é importante
  • Como aumentar sua pontuação de otimização


Qual é a pontuação de otimização do Google Ads?

A pontuação de otimização do Google Ads é uma métrica de 0 a 100% que demonstra com que sucesso o Google acredita que você está executando suas campanhas. Se você achar que não está dando lances com a eficiência que poderia, por exemplo, você receberá uma pontuação mais baixa com recomendações sobre como melhorar.

Como verificar sua pontuação de otimização do Google Ads

Se você ainda não encontrou sua pontuação de otimização no site do  Google Ads, pode encontrá-la acessando “Recomendações” no menu da página à esquerda. Sua pontuação aparecerá como uma porcentagem entre zero e 100.  

Qual é a diferença entre o Índice de qualidade e o Índice de otimização?

Certifique-se de não confundir sua pontuação de otimização do Google Ads com seu Índice de qualidade .

O Índice de qualidade é a avaliação do Google da qualidade geral de seus anúncios.

Em outras palavras, mede a qualidade de seus anúncios e campanhas individuais, principalmente em termos de elementos de design e acessibilidade. A pontuação de otimização, por outro lado, mede a qualidade de sua estratégia abrangente — a maneira como você faz seus lances, planeja seu orçamento e segmenta usuários.

A pontuação de otimização é importante para o Google Ads?

Depois de saber qual é a pontuação de otimização do Google Ads, a próxima pergunta é: quanto você deve se importar? Sua pontuação de otimização é uma métrica útil ou você deve ignorá-la?

A resposta curta é que, embora seu índice de otimização não seja tão útil ou confiável quanto seu Índice de qualidade, você ainda pode se beneficiar ao ficar de olho nele e tentar melhorá-lo. A coisa sobre a pontuação de otimização do Google é que ela depende de um algoritmo para tomar decisões altamente subjetivas.

Diferentes empresas são mais adequadas para diferentes estratégias de campanha, e o Google não pode necessariamente levar em conta todos os fatores relevantes.

Por exemplo, uma das recomendações mais consistentes do Google é que você ative o Lances inteligentes , que permitirá que o Google ajuste seus lances automaticamente. Mas, dependendo de suas necessidades, pode não ser uma boa ideia deixar o controle de seus gastos para um algoritmo.

Além disso, lembre-se de que o Google pode se beneficiar do quanto você gasta em seus anúncios.

É do interesse do Google persuadi-lo a aumentar seu orçamento e dar lances maiores, e é por isso que muitas de suas recomendações se concentram nesses elementos.

Dito isto, algumas recomendações serão genuinamente úteis. Por exemplo, o Google pode sugerir que uma de suas campanhas teria mais sucesso se usasse extensões de anúncio e isso pode ser uma dica valiosa.

Concluindo, você deve prestar atenção à sua pontuação de otimização do Google Ads, mas faça isso com um olhar cético. Procure recomendações genuinamente úteis e implemente aquelas que você vê – mas certifique-se de ficar atento às recomendações que não são do seu interesse.

Como aumentar sua pontuação de otimização no Google Ads

Quando o Google gera sua pontuação de otimização, ele não mostra apenas um número sem contexto. Ele também oferece recomendações específicas para melhorar sua pontuação. Essas recomendações são divididas em cinco categorias diferentes:

  • Reparos
  • Licitações e orçamentos
  • Palavras-chave e segmentação
  • Anúncios e extensões
  • Campanhas automatizadas


Como mencionado anteriormente, muitas de suas recomendações serão úteis, enquanto muitas outras devem ser descartadas. Tudo depende das necessidades do seu negócio específico. Aqui está uma breve visão geral do que você pode esperar de cada categoria de recomendação!

1. Reparos

As recomendações de reparo talvez sejam a categoria mais objetiva, e é por isso que geralmente são as mais confiáveis ​​e úteis. Eles se concentram em elementos mais técnicos, em preto e branco, incluindo o seguinte:

  • Corrigir anúncios que não levam ao URL correto
  • Trabalhe em grupos de anúncios que não têm anúncios ou palavras-chave
  • Repare problemas com seu acompanhamento de conversões


Como essas recomendações para sua pontuação de otimização do Google Ads geralmente indicam problemas concretos e não são muito subjetivas, você deve ficar atento a elas e corrigi-las assim que aparecerem.

2. Licitações e orçamentos

A categoria de lances e orçamentos geralmente é um saco misto. Como ele lida diretamente com quanto dinheiro você gasta em suas campanhas, considere cada recomendação antes de agir – muitas delas não serão adequadas para você!

Alguns exemplos de recomendações de orçamento – alguns dos quais são bons, enquanto outros são questionáveis ​​– incluem: 

  • Alertar que o orçamento de uma campanha não foi usado (boa recomendação)
  • Alertar que o orçamento de uma campanha está quase esgotado (boa recomendação)
  • Ativar o Lances inteligentes (recomendação questionável)


Para ser claro, só porque uma recomendação é “questionável” não significa que seja ruim. Pode ser uma ótima ideia para você! Você só precisa avaliar cada recomendação com base nas necessidades do seu negócio.

3. Palavras-chave e segmentação

A terceira categoria de recomendação se concentra em palavras-chave e segmentação, avaliando se você está segmentando as pessoas certas com seus anúncios. Essas recomendações visam ajudar você a alcançar um público-alvo mais relevante. Algumas recomendações de segmentação possíveis incluem:

  • Use listas de correspondência de clientes (listas de clientes existentes)
  • Crie um público personalizado
  • Adicionar palavras-chave adicionais


Assim como com lances e orçamentos, você deve ficar atento a algumas dessas recomendações. Por exemplo, o Google pode recomendar que você adicione palavras-chave que não sejam relevantes para seus anúncios.

4. Anúncios e extensões

Essas recomendações para nossa pontuação de otimização do Google Ads se concentram no conteúdo e na estrutura de seus anúncios individuais. Eles costumam ser úteis para tornar seus anúncios mais atraentes e atrair mais cliques. Algumas recomendações de anúncios de amostra incluem:

  • Substituir anúncios (atualizar anúncios que não são alterados há muito tempo)
  • Adicionar extensões de anúncio
  • Use anúncios de pesquisa responsivos


Não siga nenhuma dessas recomendações sem primeiro verificar se elas serão benéficas para você. Dito isto, eles geralmente tendem a ser úteis.

5. Campanhas automatizadas

A categoria de recomendação final no Google Ads é sobre campanhas automatizadas, ou seja, campanhas que o Google executa para você quase inteiramente por conta própria. As principais recomendações incluídas nesta categoria são:

  • Lançar uma campanha inteligente da Rede de Display
  • Crie uma campanha local
  • Use uma campanha inteligente do Shopping


Certifique-se de ser cauteloso com esta categoria.

Automatizar suas campanhas pode ter um impacto significativo, e você vai querer fazer a pesquisa para garantir que está tomando uma decisão informada. Se você reservar um tempo para ler sobre isso e decidir que a automação é o caminho para você, fantástico!

Apenas certifique-se de não aceitar essas recomendações sem pensar.

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