O que são sessões no Google Analytics?

Observar o grande número de métricas e relatórios disponíveis no Google Analytics pode ser empolgante e impressionante. Há muito que você pode fazer com a plataforma, mas muitas perguntas certamente surgirão também. O que todos esses termos significam?

Como eu realmente uso esses dados? Nesta postagem, veremos as sessões — uma métrica importante no Google Analytics em grande parte devido à sua relação com outras métricas úteis . Discutiremos o que são sessões no Google Analytics, por que as sessões são importantes e como usar seus dados de sessões do Google Analytics.

Continue lendo para saber tudo sobre sessões no Google Analytics! Ou assine nossos boletins informativos por e-mail para receber dicas de marketing digital de nossos especialistas entregues diretamente na sua caixa de entrada.

Definição de sessão do Google Analytics

No Google Analytics, uma sessão é um grupo de interações que um usuário tem com seu site dentro de um determinado período de tempo. Uma sessão é como um contêiner para uma série de interações do usuário, como exibições de página , eventos e transações.

Como é medida uma sessão?

Uma sessão começa quando um usuário que não está participando de uma sessão existente chega ao seu site. Uma sessão termina de uma das várias maneiras:

Inatividade

Se um usuário estiver inativo – o que significa que ele não interage com seu site – por 30 minutos , a sessão será encerrada. Trinta minutos é o tempo padrão, mas você pode ajustar esse tempo para qualquer lugar de um minuto a quatro horas . Toda vez que um usuário interage com seu site, ele estende a sessão atual por mais 30 minutos ou o tempo que você escolher.

Alteração de data

As sessões terminam à meia-noite, mesmo que um usuário ainda esteja interagindo ativamente com seu site. Se uma sessão terminar por esse motivo, uma nova sessão será iniciada imediatamente. Se, por exemplo, um usuário chegar ao seu site às 23h55

e sai do seu site às 00h05, o Google Analytics registrará duas sessões. A primeira sessão termina às 23:59:59, e a segunda sessão começa às 00:00 do dia seguinte.

Suas configurações de fuso horário no Google Analytics determinam quando um dia começa e termina.

Alteração da campanha

Se um usuário chegar ao seu site por meio de uma campanha , sair e voltar por meio de uma campanha diferente, a sessão original será encerrada e uma nova será iniciada. Sempre que a origem da campanha muda, o Google Analytics inicia uma nova sessão. As campanhas incluem várias fontes , como campanhas do Google Ads , resultados de pesquisa orgânica e referências de links em outros sites.

Assim, por exemplo, se um usuário chegar ao seu site por meio de um resultado de pesquisa orgânica e clicar em um anúncio e abrir outra página em seu site, o Google Analytics encerrará a sessão original e iniciará uma nova. A exceção a essa regra é o tráfego direto , que inclui o tráfego de usuários que digitaram um URL diretamente na barra de endereços do navegador. Se um usuário que está atualmente em uma sessão interagir com seu site por meio de uma fonte direta, o Google Analytics não iniciará uma nova sessão.

Como visualizar sessões no Google Analytics

Para verificar quantas sessões seu site teve durante um determinado período, acesse “Público” na barra lateral esquerda do Google Analytics e clique em “Visão geral”. Sessões é uma das métricas padrão que aparecem na página Visão geral do público. Você pode ajustar as datas dos dados que está visualizando no canto superior direito da tela.

Por que e como acompanhar as sessões do Google Analytics

As sessões informam aproximadamente quantas vezes os usuários visitaram e interagiram com seu site. Essas informações fornecem uma ideia aproximada de quão popular e envolvente seu site é para os usuários. O que realmente torna os dados de sessões importantes é como eles se cruzam com outras métricas no Google Analytics.

Aqui estão alguns exemplos.

Tempo

Por exemplo, você pode comparar suas sessões durante diferentes períodos. Isso fornecerá insights sobre tendências relacionadas ao número de pessoas que interagem com seu site ao longo do tempo. Você pode descobrir, por exemplo, se suas sessões aumentaram ou diminuíram ao longo do ano.

Você também pode comparar os dados da sessão em várias datas para determinar quando as pessoas interagem mais com seu site. Por exemplo, você vê mais interação nos fins de semana ou durante a semana? Durante quais meses do ano os usuários são mais ativos em seu site?

Campanhas e fontes

Também é útil ver quais origens e campanhas geraram mais sessões em seu site. Isso fornece informações sobre o sucesso de suas campanhas e quais origens de tráfego são atualmente mais importantes para seu site.

Comércio eletrônico

Se você administra um site de comércio eletrônico , pode usar sessões para saber mais sobre como os usuários compram em seu site. Se você acessar “Conversões”, “Comércio eletrônico” e “Comportamento de compras” no Google Analytics, poderá ver quantas sessões incluíram ações importantes, como visualizar produtos, adicionar itens a um carrinho e concluir transações. Por exemplo, se o seu site tiver menos transações concluídas do que interações nas quais um usuário clica no botão de finalização da compra, convém analisar seu processo de finalização da compra .

Talvez você precise otimizar seu processo para torná-lo mais rápido e fácil ou adicionar mais opções de pagamento.

Comparação de sessões com outras métricas do Google Analytics

Vejamos como as sessões se comparam a outras métricas intimamente relacionadas no Google Analytics para ajudar você a entender melhor como usar os dados de suas sessões.

Sessões do Google Analytics vs. usuários

Usuários no Google Analytics é uma medida do número de visitantes únicos que seu site recebe. Um usuário pode ter várias sessões. Se um usuário visitar seu site, clicar por alguns minutos e sair, ele concluiu a primeira sessão.

Se esse mesmo usuário retornar mais tarde naquele dia e fizer as mesmas coisas novamente, ele completará sua segunda sessão do dia. Assim, o Google Analytics registraria um usuário e duas sessões. Em teoria, cada usuário que o Google Analytics conta é único.

Na realidade, a tecnologia não é perfeita e a plataforma pode contar uma pessoa como dois usuários se, por exemplo, visitarem seu site usando dois dispositivos diferentes.

Sessões do Google Analytics x novos usuários

O Google Analytics também registra uma métrica chamada novos usuários. Essa métrica inclui apenas usuários que visitaram seu site pela primeira vez. Se um usuário retornar ao seu site, ele será considerado um usuário, mas não um novo usuário.

O Google Analytics faz isso atribuindo um identificador exclusivo a cada usuário.

Sessões do Google Analytics x visualizações de página

O Google Analytics registra uma visualização de página sempre que uma página é carregada ou recarregada. ‘Pageviews’ mede o número total de páginas visualizadas. Assim, uma sessão pode conter várias visualizações de página. Se um usuário visitar seu site e visualizar cinco páginas em seu site durante uma única sessão, o Google Analytics registrará uma sessão e cinco visualizações de página.

Related Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.