Plano de marketing digital para comércio eletrônico: 6 etapas para configurar seu plano de marketing

Você sabia que espera-se que 90% dos brasileiros comprem bens e serviços online até 2023? À medida que mais pessoas procuram comprar produtos on-line, você deve ter um plano de marketing digital para comércio eletrônico. Uma estratégia de marketing de comércio eletrônico ajudará você a alcançar as pessoas certas no momento certo com a mensagem certa.

Mas como você começa a criar um plano de marketing para o seu negócio? Para ajudá-lo a começar, aqui estão seis etapas para ajudá-lo a configurar seu plano de marketing, incluindo:

  1. Estabeleça o que você deseja alcançar com seu marketing
  2. Determine quem você está segmentando
  3. Identifique sua concorrência
  4. Determine quais estratégias você deseja usar
  5. Determine o que faz você se destacar
  6. Determine como você medirá o sucesso


Continue lendo para saber mais sobre como criar um plano de marketing de comércio eletrônico!

Etapa 1: estabeleça o que você deseja alcançar com sua estratégia de marketing de comércio eletrônico

Quando você cria um plano de marketing digital para ecommerce, a primeira coisa que você quer fazer é determinar seus objetivos . Você não pode executar uma campanha bem-sucedida sem determinar o que deseja alcançar. Suas metas ajudarão a orientar seus esforços de marketing e determinar se você está ajudando sua empresa de Psicóloga online a crescer online.

Você pode definir vários tipos de metas, incluindo:

  • Aumente o reconhecimento da marca
  • Aumentar leads
  • Aumentar as vendas
  • Aumente os envios de formulários


Ao estabelecer metas, você manterá seu marketing focado em atingir suas metas e ajudará sua empresa a crescer online. Além disso, convém definir metas individuais para cada uma de suas campanhas que o ajudem a alcançar suas metas maiores. Por exemplo, você pode ter como objetivo obter mais leads com sua campanha de PPC para atingir sua meta geral de obter mais leads.

Etapa 2: determine quem você está segmentando

Depois de estabelecer suas metas, você deve seguir em frente para determinar quem você está segmentando. Seu plano de marketing de comércio eletrônico não será bem-sucedido a menos que você saiba quem tem maior probabilidade de comprar seus produtos ou usar seus serviços. Para determinar quem está em seu público-alvo , observe sua base de clientes atual.

Você vai querer determinar informações como:

  • Era
  • Gênero
  • Localização
  • Ocupação
  • Renda
  • Hobbies e interesses
  • Hábitos de compra ou gastos


Você pode pegar essas informações e formar personas de comprador. As personas do comprador são representações fictícias de clientes reais que você pode usar para ajudá-lo a segmentar as pessoas certas com seu marketing. Ao estabelecer seu público-alvo, você ajudará sua empresa a alcançar pessoas interessadas em seus produtos ou serviços.

Passo 3: Identifique sua concorrência

Ao estabelecer seu plano de marketing digital de comércio eletrônico, você precisa saber com quem está competindo online. É essencial estabelecer sua concorrência para criar uma estratégia de marketing de comércio eletrônico que os supere. Então, como você determina sua concorrência?

Comece pesquisando termos relacionados à sua empresa no Google. Anote quem está aparecendo nos resultados de pesquisa para esses termos. Se você vir as mesmas empresas aparecendo para termos de pesquisa diferentes, elas são concorrentes do seu negócio.

   Você também pode incluir concorrentes locais em sua área como competição online. Depois de identificar sua concorrência, você vai querer ver quais estratégias sua concorrência usa. Você vai querer tomar nota de como eles usam essas estratégias, para que você possa elaborar um plano para superá-los.

Etapa 4: determine quais estratégias você deseja usar

Você não pode estabelecer um plano de marketing digital para ecommerce sem saber quais estratégias deseja utilizar. Existem dezenas de estratégias que você pode usar para alcançar clientes potenciais interessados ​​online. Algumas estratégias populares incluem:

  • Otimização para mecanismos de busca (SEO)
  • Publicidade paga por clique (CPC)
  • Marketing de mídia social
  • Publicidade nas redes sociais
  • Marketing de email
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de vídeo
  • Marketing de influenciadores


…e mais!    Você pode usar qualquer combinação dessas estratégias para ajudar sua empresa a alcançar clientes em potencial interessados ​​em seus produtos ou serviços.

Passo 5: Determine o que faz você se destacar

Ao criar seu plano de marketing digital de comércio eletrônico, certifique-se de estabelecer o que faz sua empresa se destacar da concorrência. Se várias empresas oferecem produtos semelhantes para você, você precisa encontrar uma maneira de destacar sua empresa da multidão. Você desejará estabelecer pontos de venda exclusivos de sua empresa que possam ser usados ​​para comercializar para seu público.

Por exemplo, se você é a única empresa em seu mercado que usa ingredientes orgânicos, você pode usar isso como um USP para o seu negócio. Depois de estabelecer seus pontos de venda exclusivos, você desejará usá-los em todo o seu marketing. É importante observar que, ao criar esses pontos de venda exclusivos, você deseja garantir que os enquadre de uma maneira que coloque seu público em primeiro lugar.

Você não quer sair como se gabando ou arrogante. Por exemplo, se você usa ingredientes orgânicos, pode dizer algo como: “Usamos todos os ingredientes orgânicos para garantir que você obtenha alimentos da mais alta qualidade que o mantenham abastecido ao longo do dia”. Ao estabelecer pontos de venda exclusivos e enquadrá-los para mostrar ao seu público o benefício de usar seu negócio, você pode ajudar a vender melhor seu público por meio de seu marketing.

Etapa 6: determine como você medirá o sucesso

A última etapa para estabelecer sua estratégia de marketing de comércio eletrônico é determinar como você medirá o sucesso. Se você dedica tempo e esforço para executar suas campanhas, deseja garantir que seus esforços resultem em sucesso para seus negócios. Ao criar seu plano de marketing de comércio eletrônico, considere quais métricas você usará para medir o sucesso de suas estratégias.

As métricas variam de acordo com as estratégias que você usa. Algumas métricas comuns incluem:

  • Tráfego orgânico
  • Tráfego por origem
  • Taxa de cliques (CTR)
  • Custo por clique (CPC)
  • Taxa de conversão
  • Taxa de rejeição
  • Taxa de saída
  • Taxa de retorno de visitantes


  O acompanhamento dessas métricas ajudará você a determinar se suas campanhas geram os resultados desejados. Se você vir resultados abaixo da média, poderá analisar suas campanhas para ver onde pode melhorar. É uma ótima maneira de ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu marketing e melhorar seu plano de marketing digital de comércio eletrônico.

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