Tipos de público-alvo

Depois de ter uma ideia geral das características demográficas comuns do seu público-alvo, você pode se aprofundar um pouco mais analisando fatores adicionais. Quando você começa a segmentar consumidores em grupos, públicos-alvo específicos começam a se moldar.

Além de um público-alvo em relação à demografia, você também pode desenvolver públicos com base em:

1. Intenção de compra

Esse tipo de público-alvo é composto por pessoas que procuram comprar um produto ou serviço específico e que desejam obter mais informações.

Ao entender o que esses consumidores estão pesquisando, você pode direcionar suas campanhas de marketing de acordo.

2. Necessidades

Embora o grupo baseado em necessidades possa teoricamente cair sob o guarda-chuva de intenção de compra, ele consiste em pessoas que geralmente já sabem o que querem.

Necessidades específicas podem incluir necessidades de resolução de problemas, funcionais, emocionais ou baseadas em valores. Oferecer aulas de surf para pessoas que desejam entrar no hobby é um exemplo de segmentação desse grupo.

3. Psicografia

A psicografia pode envolver qualquer coisa, desde hobbies e interesses até opiniões e estilos de vida. Também pode abranger qual plataforma de mídia social seus clientes preferem usar.

Conhecer essas informações permite que você se comunique melhor com potenciais compradores e desenvolva mensagens personalizadas voltadas para suas necessidades.

4. Subcultura

As subculturas podem variar de um grupo específico de pessoas, como skatistas, surfistas ou motociclistas, a grupos que se identificam com gêneros musicais específicos, como hip-hop ou heavy metal.

A Netflix é um excelente exemplo de empresa que comercializa para subculturas personalizando mensagens e postagens de mídia social para pessoas que assistem a determinados tipos de conteúdo.

Como determinar seu público-alvo

A decisão de quais consumidores você deseja atingir geralmente começa identificando as características típicas daqueles que estão comprando de você ou seguindo sua marca nas mídias sociais . O objetivo principal é descobrir quem quer se envolver com sua marca e entender o porquê.

Fazer a si mesmo algumas perguntas simples muitas vezes pode ajudá-lo a se mover na direção certa:

1. Quem é seu público atual?

Identificar seu público-alvo geralmente significa analisar as pessoas que já se envolvem com sua marca . Uma maneira fácil de fazer isso é monitorando quem segue você nas mídias sociais e se envolve com suas postagens.

Tente restringir as características típicas desse grupo observando suas idades, gêneros, locais e interesses. Você pode usar ferramentas de análise, como o Google Analytics , para monitorar dados demográficos e outros dados essenciais dos usuários que visitam seu site.

2. Que tipo de informação seu público está procurando?

As pessoas que já estão engajadas com sua marca fazem isso por um motivo. Saber o porquê permite que você visualize as características dos novos clientes que você provavelmente atrairá.

Por exemplo, se a maioria dos usuários que seguem você tem entre 16 e 25 anos do sul da Califórnia, você deve se concentrar em segmentar esses indivíduos.

3. Onde seu público busca informações?

Entender onde seu público atual busca informações é essencial para determinar quais plataformas usar ao segmentar novos clientes.

Suponha que a maioria de seus clientes de pranchas de surfe frequente sua página do Facebook para saber mais sobre promoções de vendas e novos produtos. Nesse caso, provavelmente é mais benéfico investir recursos significativos nessa área em vez de no Instagram ou Twitter .

4. Do que eles estão falando?

Conhecer os gostos, desgostos, desafios e pontos problemáticos do seu público existente ajuda muito a expandir sua base de clientes.

Se seus clientes atuais estão falando sobre as qualidades superiores de sua cera de prancha de surf, você pode querer aumentar seus esforços de marketing na cera em vez de gastar muito dinheiro em promoções de roupas de mergulho. Como seus clientes existentes preferem sua marca de cera à concorrência, há uma boa chance de que outros também o façam.

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